top of page
Buscar
igorresende92

Você sabe o que é um MVP?


Todos nós já ouvimos a frase "Precisamos de um MVP" , Certo? Mas afinal, o que é esse tão falado MVP ou Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável). Um famoso conceito que vem sendo utilizado cada vez mais e tem sua origem no vale do Silício, ficando famoso na publicação do livro Lean Startup, do Eric Ries. Link para compra do Livro pela Amazon


O MVP é "o produto mais simples possível que pode ser criado e disponibilizado para os usuários validarem a ideia", possibilitando feedbacks e insights para validar a direção que o produto vai. Mesmo o produto sendo algo mais robusto e complexo, o MVP possibilita descobrir se está no caminho correto ou se será preciso repensar a ideia. O processo é bem simples: Você constrói, mede os resultados e impressões, aprende com os feedbacks, constrói novamente e repete até o MVP ser validado.




Pensando em um MVP como um bolo, ao invés de esperar todo o bolo estar finalizado para poder "liberar" para o comprador experimentar e visualizar o bolo, na ideia do MVP, produzimos um Cupcake. Onde ele será uma representação simples e menor, do bolo como um todo. Assim, conseguimos analisar a aparência e o sabor e, caso não esteja agradável para o comprador, podemos criar outro cupcake para revalidar e assim ir evoluindo.

Imagina, no fim da produção do bolo, não era daquela textura, cor ou sabor que cliente queria? Aproveitar a oportunidade, é uma das grandes sacadas do MVP. Vejamos abaixo, outro exemplo de um MVP.

No primeiro exemplo, temos um projeto "Ir do ponto A, ao ponto B", do qual, está dividido em 4 fases:

Fase 01: Entregar as rodas;

Fase 02: Entregar o chassi;

Fase 03: Entregar a Cabine do caminhão;

Fase 04: Entregar a caçamba.


Pensando num contexto de Fábrica, está ideal. Cada área monta a sua parte e entrega, entretanto, se estivermos liberando para o cliente final, esse seria o melhor modelo? O que ele fará com 2 rodas? Ou com um chassi puro e simplesmente? Ele, de fato, só conseguirá andar, quando receber a cabine, lá na terceira entrega, algo que poderá gerar grande frustração e corroborar com o insucesso do projeto. Vejamos o segundo exemplo, ainda no contexto do projeto "Ir do ponto A, ao ponto B":

Fase 01: Entregar uma bicicleta;

Fase 02: Entregar uma moto;

Fase 03: Entregar entregar um carro;

Fase 04: Entregar um caminhãozinho.


Você ainda está entregando em 4 fases. Como o cliente pediu uma forma de ir do ponto A ao ponto B, você entregou para ele, de forma muito rápida, uma bicicleta. Ele amou, mas agora ele quer ir do ponto A ao ponto B a pelo menos 60km/h. Sem problemas, você entrega uma moto. O cliente fica muito feliz e agora te pede que, além dos requisitos anteriores, ele precisa levar 1 passageiro e de um espaço para 1 caixa grande. Você então, o entrega um carro, 4 portas e com um belo porta-malas. Ao fim da terceira entrega, o cliente te diz que evoluiu e agora precisará dos mesmos requisitos, só que agora ele precisa colocar mais de 10 caixas grandes. Você imediatamente pensa e, após alguns dias, o fornece um caminhãozinho. O cliente fica muito feliz e você o atendeu em todos os cenários. Percebe no segundo exemplo que, desde o começo, o cliente já consegue fazer algo com a primeira entrega? Ele já consegue usar, testar, validar e pedir ajustes, com base no que ele está vendo. Ai está o segredo da coisa, entregar algum valor para o cliente, o mais rápido possível! Mas sempre lembrando, não adianta entregar qualquer coisa.... Tem que ter o mínimo de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e um design minimamente aceitável. Algumas pessoas, erroneamente, entregam um MVP com o mínimo de funcionalidade, mas sem confiabilidade para escalar, uma péssima usabilidade e o design então, nem se fala. Fica a dica para a construção do seu MVP.


Oportunidade é igual ao tempo: Passa voando. - Flávio Augusto



O MVP nas grandes empresas:

O MVP do EasyTaxi, era uma tela com "Nome, E-mail, Destino, Origem e cor da camiseta" onde o fundador, Tallis Gomes, recebia informação e procurava no Google Maps o trajeto e chamava um Taxi pelo telefone.



O próprio facebook, começou como um site simples que funcionava apenas para amigos compartilharem suas fotos. Hoje, é uma rede social completa, sendo possível compartilhar fotos, músicas e até vídeos.



Deixo abaixo um artigo para inspiração. Nele é destacado 7 startups do vale do silício para você se inspirar a tirar sua ideia do papel e tocar aquele projeto!


Está com dificuldades para tirar seu projeto do papel? Sua empresa começa muitos projetos, mas não consegue entregar nenhum? Que tal aproveitar a leitura e elaborar seu MVP?


Conte comigo para ajudá-lo, me chame para batermos um papo!


Ficarei feliz em poder ajudar de alguma forma!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page